3 Bandas Grunge Que Você Precisa Conhecer

 

tumblr_n144r3NGMu1rdr25ko10_500

Layne Staley; Eddie Vedder; Kurt Cobain e Chris Cornell, quatro das grandes lendas do Grunge.

Apesar de eu ter um gosto bastante eclético, que vai do indie dando uma voltinha no pop e um “olá” na eletrônica, não tem como negar que um dos meus xodós é o grunge. Então resolvi fazer uma listinha de algumas das bandas que mais gosto de ouvir.
Conheci o gênero meio que por acaso; tenho a mania de assistir os filmes até as cenas pós-créditos (obrigado Marvel) e enquanto eu via as letrinhas subir no filme dos Vingadores (não disse) eis que surge uma musiquinha que passou horas na minha cabeça, era o inicio de uma grande paixão.

Sim, mas o que diachos é grunge? Grunge (traduzido como “sujeira” ou “imundo”), também conhecido como ‘Seattle sound’ é um subgênero do rock que tem seus primórdios em meados da década de 1980. O som é uma mistura de heavy metal, punk, hard rock e Indie. O estilo foi amplamente divulgado após o lançamento do álbum Nevermind da banda Nirvana (quem não conhece a icônica ‘Smells Like Teen Spirit’?) na década de 1990 sendo desde então o símbolo da chamada geração X. Apesar de sua popularidade ter caído no final dos anos 90 o estilo continua a inspirar varias bandas até hoje.

Então agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o Grunge, vamos a lista:

1. Silverchair

90315688ee5ef25325ba5aabb66fc28d.400x240x1

Silverchair é uma banda Australiana formada em 1992, composta por Daniel Johns  (vocal e guitarra); Chris Joannou (baixo) e Ben Gillies (bateria). A banda é bastante caracterizada pela sua guitarra bastante distorcida (assim como várias bandas do estilo) e suas letras melancólicas e depressivas.

 

2. Mudhoney

Mudhoney_1354190879_crop_550x386

Mudhoney é uma banda Americana formada em 1988, ela é composta por Mark Arm (vocal e guitarra); Steve Turner (guitarra); Guy Maddison  (baixo) e Dan Peters (bateria). Considerada como uma das pioneiras do movimento grunge a banda não tem um sucesso comercial tão grande quanto as banda da mesma época. Ela é caracterizada por sua guitarra com um som mais “rasgado” e batidas que se assemelham ao punk.

 

3. Soundgarden

289_soundgarden-otherimage1

 

Se lembram da musiquinha do começo do post? Então, era a Live To Rise, uma música dessa banda maravilhosa. Assumidamente minha banda preferida, sendo uma das primeiras (se não a primeira) banda Grunge que ouvi. Soundgarden é uma das pioneiras e é uma dos quatro grandes grupos, composto por Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains, do movimento grunge. Formada em 1984 em Seattle – WA, EUA a banda é atualmente composta por Chris Cornell (vocal e guitarra); Khim Thayil (Guitarra), Matt Cameron (bateria) e Ben Shepherd (baixo). Caracterizada pelas guitarras retorcidas, um som pesado e a voz marcante e vibrante de Chris Cornell fazem com que a banda se sustente a décadas no cenário musical.

 

E você, já conhecia alguma dessas bandas ou gostaria de acrescentar outras? Comente e compartilhe!

Anúncios

3 comentários sobre “3 Bandas Grunge Que Você Precisa Conhecer

  1. Pingback: Playlist: Músicas Que Me Fazem Refletir Sobre A Vida | Minimalia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s